Como Tornar-se um YouTuber de Sucesso em 10 Passos Fáceis

Como Tornar-se um YouTuber de Sucesso em 10 Passos Fáceis
Como Tornar-se um YouTuber de Sucesso em 10 Passos Fáceis

Há um consenso geral de que iniciar um canal no YouTube já não “vale mais a pena” porque “todos os milionários já nasceram fora da plataforma”. Embora seja verdade que tornar-se uma sensação no YouTube durante a noite é raro, isso não significa que você não possa fazer sucesso no canal – isso só vai levar tempo. O sucesso dos antigos influenciadores do YouTube fez com que os marqueteiros mudassem a forma como eles podem potencialmente alcançar seu público, portanto, na verdade, é um sonho muito relevante de se ter para seu próprio canal. A plataforma de vídeo se transformou na dobra do marketing de muitas empresas ou mesmo de qualquer pessoa que queira compartilhar sua voz com o mundo.

Aqui estão os 11 passos que você precisa dar para se tornar um YouTuber de sucesso:

01. Defina o que o sucesso significa para você

Muitos definem o sucesso em termos de dinheiro, mas há muito mais. Se você ganha muito fazendo um trabalho que odeia, você se consideraria bem sucedido apesar de sua falta de realização? 

O sucesso vem de diferentes formas e cabe a você determinar como você mede o seu. Quer seja obter uma maior contagem de visualização para seus vídeos, obter mais assinantes do YouTube ou ganhar dinheiro no YouTube, mantenha isto como seu foco – qualquer outra coisa é apenas um bônus.

02. Decida sobre um nicho para o seu canal no YouTube

O YouTube tem tudo o que você sempre quis ver em um só lugar. Há muito bom conteúdo, e uma tonelada de conteúdo terrível por aí. A variedade é enorme, desde vídeos de como fazer, até humor e críticas. Você precisará escolher que tipo de conteúdo você estará oferecendo em seu canal (educacional, divertido ou inspirador) e alinhá-lo com seu objetivo.

Uma vez encontrado um foco, veja como você pode tornar os vídeos únicos usando a personalidade de sua marca. Por exemplo, você pode se tornar um especialista e criar vídeos sobre um tema em seu canal. Como um YouTuber, você deve sempre mostrar seu verdadeiro eu ao seu público porque autenticidade e singularidade o diferenciarão e permitirão que seus telespectadores se conectem com você. Considere quem é seu público a fim de criar um conteúdo envolvente que fale sua língua. 

Dependendo de seu canal, talvez você queira dar a si mesmo algum espaço de manobra para também cobrir novos tópicos em sua indústria. Não hesite em pular em uma tendência e carregar vídeos do YouTube sobre esse tópico. 

03. Faça um plano de lançamento 

Agora com seu plano de conteúdo assegurado, pense em como você executará a criação do canal e tudo neste empreendimento. Trate isto como um plano de negócios e volte a ele de vez em quando para ter certeza de que você está aderindo aos padrões que você mesmo estabeleceu. Você também pode tratar esta parte como uma lista de verificação de tarefas que você precisará completar para criar seu canal YouTube, tais como equipamentos para produzir vídeos de qualidade. Exemplos disto incluem uma câmera de alta qualidade, microfone, anel de luz e software de gravação. Dito isto, as câmeras telefônicas também são um ótimo ponto de partida quando você está com um orçamento apertado.

Este também é um bom momento para descobrir quem mais estará envolvido com seu canal. Em essência, construa uma linha do tempo realista para sua programação de postagem, reúna tópicos para seu conteúdo e certifique-se de seguir esta linha do tempo consistentemente ao longo de sua jornada.

04. Crie um canal que se destaque visualmente  

Se você está tentando fazer o YouTube acontecer para você, não deixe de olhar a parte. Como o meio é visual, a apresentação é fundamental. Sua foto de perfil, também conhecida como ícone do canal, e sua imagem de fundo de banner de canal precisam ser as dimensões corretas (veja nosso guia de tamanho de mídia social). Pense em usar um logotipo do YouTube para a miniatura de seu perfil e siga estas dicas para fazer um logotipo do YouTube que se destaque. A seguir, indique o nome de seu canal. Você pode usar um gerador de nomes do YouTube para racionalizar esta parte do processo. Tente criar seu próprio estilo visual que você continuará a reproduzir de forma consistente.

05. Otimizar para SEO

A configuração adequada de SEO para seus vídeos do YouTube é mais do que importante. Uma vez que você levou tempo para produzir seus vídeos, certifique-se de aproveitá-los ao máximo e faça com que seu canal seja descoberto.  

O YouTube é um mecanismo de busca muito sofisticado e as pessoas o usam muito para descobrir novos conteúdos sem um criador específico em mente. Isto significa que, ao escolher as palavras-chave certas, você terá mais chances de ser encontrado, visto e apreciado. 

Se houver vídeos semelhantes ao que você está procurando criar, dê uma olhada nas palavras exatas que você digitou para os resultados. Depois, tente uma pequena variação para ver como os resultados mudam para que você possa ver o que uma palavra ou duas de diferença podem fazer. Pesquise as palavras-chave que você gostaria de usar, sua popularidade, e as palavras-chave que sua concorrência usa. 

Dicas para usar SEO para se tornar um YouTuber de sucesso:

  • Use ferramentas de pesquisa de palavras-chave como Ahrefs ou Google Keyword Planner para ver consultas comuns e criar vídeos que tenham uma forte demanda. 
  • Leia através de discussões sobre lugares como o Quora, siga as Tendências do Google e participe ativamente de grupos de mídia social relevantes para entender quais assuntos são “quentes” no momento em sua indústria. Isto lhe dará idéias de tópicos para seus vídeos do YouTube. 
  • Em sua descrição do vídeo, use sua palavra-chave alvo 3-4 vezes. Inclua também a palavra-chave no título de seu vídeo para o início, para otimizar para celular.
  • Use sua análise para ver quais palavras-chave estão sendo usadas para descobrir seu canal, para que você possa melhor direcionar mais vídeos em torno desse tópico e possivelmente criar uma série. 
  • Veja o que o auto-popular sugere para que você possa ter mais idéias de palavras-chave para segmentar e vídeos para criar.

06. Cingir-se a uma rotina de criação de conteúdo 

Não importa quantos destes artigos sobre o sucesso no YouTube você leia, você sempre encontrará esta dica: você deve ser consistente para ver qualquer tipo de sucesso. É isso ou a esperança de sorte viral instantânea. Claro, seria incrível, mas a rota viral não é garantida. 

Não importa que tipo de conteúdo você esteja produzindo, você quer se manter consistente com seu tempo e tipos de vídeos. Defina um cronograma para quando você lançará seus vídeos e tente se ater a ele. Lançar vídeos de forma consistente no mesmo dia e horário não só diz ao seu público quando ele pode esperar seu novo conteúdo, mas lhe dá um cronograma para trabalhar e cumprir. Consistência também é assegurar um conteúdo constante e com a marca.

Digamos que você siga um canal de cozimento no YouTube, mas o último episódio é de repente sobre as férias do apresentador em Bali. O forte contraste no conteúdo, especialmente sem aviso prévio, é jarrante e pode deixar os telespectadores fiéis confusos. Se você quiser experimentar seu conteúdo, seria sábio avisar seu público primeiro.

07. Seja direto em seus vídeos 

Você sabe o que é completamente desnecessário para um vídeo do YouTube? Uma explicação de cinco minutos para algo que você pode (e pretende) mostrar ao seu telespectador que leva apenas 30 segundos. Parece engraçado quando se fala assim, certo? Infelizmente, isto é terrivelmente comum. Para dizer isto sem rodeios, as pessoas não têm tempo para você desperdiçar seu tempo, então vá direto ao assunto. 

Se você lançar vídeos de como fazer, é uma necessidade absoluta de chegar ao seu ponto o mais rápido possível. Explique sobre o que o vídeo vai ser e depois mergulhe direto no assunto. O objetivo de um vídeo é “mostrar” ao espectador algo (se eles quiserem apenas ouvir, eles sintonizariam um podcast.) É claro que haverá casos em que a elaboração ou a solução de problemas pode precisar ser mencionada, mas guarde isso para mais tarde no vídeo. Seu público lhe agradecerá.

08. Fique informado a respeito de seu nicho

Ao se apresentar ao seu público, você quer ser visto como conhecedor de sua indústria. Isto implica ficar a par das últimas notícias sobre seu nicho de mercado e seus pares. Manter-se atualizado com os acontecimentos ao redor de sua indústria (incluindo a concorrência) pode ajudá-lo a fazer conteúdo relevante e fresco para seus telespectadores. Ser um especialista do setor também o ajudará a se estabelecer como um canal “de acesso” dentro de sua área.

09. Envolva-se com sua comunidade 

Seus assinantes desempenham um papel significativo no sucesso de seu canal, portanto, certifique-se de se envolver regularmente com eles. Isto vai além de apenas responder e gostar de seus comentários. A gestão da comunidade pode ser um trabalho próprio. Uma ótima maneira de se envolver com sua comunidade instantaneamente é hospedar uma transmissão ao vivo no YouTube. O vídeo ao vivo está se tornando cada vez mais popular, pois permite que você interaja diretamente com seus telespectadores e mostre uma apresentação mais franca e fora do ar. 

O recurso Live também é ótimo para hospedar perguntas e respostas ao vivo para que seu público possa obter respostas às suas perguntas em chamas naquele momento e naquele momento. Você também pode virá-lo e pedir a seus telespectadores que deixem perguntas nos comentários, as quais você poderá então responder em seu próximo vídeo. 

Além do YouTube, você deve se envolver com sua comunidade também em outras redes de mídia social. Tirar proveito de múltiplas plataformas não só permitirá que você entre em contato com novos públicos, mas também mostrará que você está disponível e comprometido com sua comunidade.

Algumas maneiras de fazer crescer sua comunidade incluem:

  • Certifique-se de se ligar de uma rede social à outra. Uma chamada para ação (CTA) devidamente colocada em seus vídeos pode ajudá-lo a realizar esta ação.
  • Ao lançar um novo vídeo, você quer anunciá-lo em todos os seus outros canais. Além disso, não se esqueça de adicionar um link ao seu último vídeo.
  • Crie um blog para manter sua comunidade interessada.
  • Abra um fórum online para manter a conversa em andamento.
  • Envie newsletters usando o Wix Email Marketing para promover seu blog semanal, anúncios ou atualizações.
  • Comece um podcast para compartilhar suas idéias em um formato diferente e informar os ouvintes sobre seu canal no YouTube.

10. Aprenda com a análise do YouTube

Mesmo os melhores podem fazê-lo melhor. Vários recursos do YouTube, como a seção dedicada à análise de seu canal, permitem que você veja como seus vídeos estão se saindo. O YouTube Analytics permitirá que você tenha uma visão das pessoas que assistem aos seus vídeos, o que lhe permitirá melhorar ainda mais a sua demografia alvo. Também lhe dará uma idéia melhor do porquê de um vídeo ter se saído melhor do que outro. Basicamente, é uma ferramenta poderosa que você deve aproveitar para seu canal crescente e seus futuros esforços de marketing no YouTube.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*