Como Saber Quem Viu Seu Vídeo No YouTube

Como Saber Quem Viu Seu Vídeo No YouTube
Como Saber Quem Viu Seu Vídeo No YouTube

Há mais de 500 vídeos carregados no YouTube a cada minuto, e os espectadores consomem pelo menos 10 bilhões de horas de vídeos do YouTube por semana – isso é mais de um bilhão de horas de conteúdo por dia. Nessa montanha de conteúdo em constante mudança, pode ser difícil se destacar. É por isso que é importante saber como cada um de seus vídeos está se desempenhando para que você possa repetir seus sucessos e minimizar seus flubs.

O YouTube Studio facilita o acesso aos seus dados analíticos. Lá, um canal pode ver quantas visualizações exclusivas seus vídeos têm, bem como obter outras informações sobre seus espectadores do YouTube, como quem assina seu canal, suas faixas etárias e de onde eles são.

Você tem que ter conhecimento de caril a favor com o algoritmo da plataforma. Usando o SEO do YouTube, fazer o upload regularmente e até mesmo adicionar a miniatura certa pode ajudá-lo a alcançar e engajar seu público. Qualquer que seja o nicho de seu canal, analisar sua base de usuários é uma maneira útil de ver quem está apreciando seu conteúdo e como você pode alcançar mais telespectadores.

Que tipo de dados o YouTube fornece?

O YouTube Analytics captura dados úteis sobre seu canal e as pessoas que assistem aos seus vídeos. Entre outras métricas, ele pode:

  • captar a atividade de seus assinantes em tempo real e as contagens de visualização.
  • Dizer-lhe quais vídeos lhe deram novos assinantes.
  • Informar quais sistemas operacionais e dispositivos seus telespectadores usaram para assistir seus vídeos.

Embora você não possa ver quais usuários específicos visualizaram cada um de seus vídeos, você tem acesso a informações analíticas que ajudam a quebrar sua base de usuários, que você pode visualizar em qualquer intervalo de tempo, desde os últimos sete dias até toda a vida útil do canal.

Saber quem está assistindo seus vídeos e por quanto tempo pode ajudá-lo a adaptar melhor seu conteúdo ao seu público-alvo. Por exemplo, se você estiver perdendo espectadores mais jovens, você pode querer produzir vídeos mais curtos para manter sua atenção. Saber se seus telespectadores estão assistindo em uma tela grande ou pequena também pode ditar como você produz seus vídeos. Se a maioria das pessoas está assistindo em dispositivos móveis, elas provavelmente não estão procurando por conteúdo de longa duração – e podem preferir vídeos verticais (que a plataforma está incentivando os criadores a postar como curtas do YouTube).

Aqui estão algumas métricas importantes que você pode acessar através do YouTube Analytics:

Alcance

O seu Alcance no YouTube mostra quem está vendo seu conteúdo, de onde eles vieram e qual é o tamanho de seu público. Um alcance mais amplo significa um público maior, mas não significa necessariamente que todos eles sejam assinantes fiéis. Aqui estão duas maneiras de medir o Reach:

  • Impressões. As impressões medem com que freqüência suas miniaturas de vídeo apareceram para os telespectadores. O YouTube também fornece a taxa de cliques para suas impressões, que lhe diz quantas pessoas realmente clicaram em uma de suas miniaturas para assistir ao vídeo.
  • Tráfego. Esta aba fornece informações sobre suas fontes internas e externas de tráfego na web, ou seja, onde seu público encontra seu conteúdo. O tráfego interno refere-se aos espectadores que encontraram seu vídeo no YouTube, talvez através de uma busca manual ou de uma sugestão de relógio. Tráfego externo refere-se a visitas de fora do YouTube, através de links embutidos ou publicidade na mídia social, por exemplo. Se você tiver baixa contagem de visualizações, mas notar que a maioria dos telespectadores está encontrando seu conteúdo através de anúncios pagos, talvez você precise concentrar mais seus esforços de marketing em estratégias orgânicas como engajamento de audiência ou SEO.

Envolvimento

Noivado refere-se à forma como seu público interage com seu canal, o que ajuda a determinar o quão eficaz é seu conteúdo. Aqui estão as duas principais maneiras de se medir isso:

  • O tempo de visualização. Isto lhe dá uma média de até onde seu público chega em seus vídeos antes que ele pare de assistir. Isso pode lhe dar uma idéia melhor de onde você começa a perder a atenção de seus telespectadores. Se a maioria de sua audiência cair na marca de um minuto e suas apresentações de vídeo tiverem normalmente dois minutos de duração, você pode querer experimentar com intros mais curtos.
  • Vídeos de alto nível. Esta aba informa qual de suas telas finais faz com que os usuários assistam a seu próximo vídeo, ou qual de suas listas de reprodução tem melhor desempenho. Saber quais vídeos têm o maior efeito na atividade do espectador pode ajudá-lo a entender como melhorar. Se seus vídeos com melhor desempenho têm telas finais brilhantes com miniaturas convincentes, você pode querer fazer o mesmo com os vídeos subseqüentes para aumentar sua taxa de cliques.

Audiência

A aba Audience exibe informações demográficas específicas, tais como idade, sexo e localização do público. Esta métrica vai além do tempo de visualização e taxas de cliques para dizer quem é sua base e o que eles gostam:

  • Idade e sexo. A idade e o sexo de seus telespectadores podem fornecer informações-chave sobre quem está respondendo ao seu conteúdo. Se você perceber que seu conteúdo é mais jovem do que o esperado, talvez queira reconsiderar como você comercializa seu canal, seja para capturar uma audiência maior ou para envolver ainda mais as pessoas que já estão assistindo. 
  • Comportamento do telespectador. Esta seção detalha informações como as horas do dia em que seus telespectadores normalmente estão na plataforma, que outros canais eles desfrutam, o tempo de observação dos assinantes versus os não assinantes, e se eles usam ou não legendas. Estes dados lhe dão uma visão mais clara de como os telespectadores se comportam em seu canal, em quais vídeos eles mais se interessam e qual o conteúdo que mais impacta suas ações – tudo isso pode ajudá-lo a planejar sua estratégia.

Como você verifica suas opiniões no YouTube?

Qualquer pessoa pode ver quantos espectadores assistiram a um determinado vídeo no YouTube, verificando o número no canto inferior esquerdo do quadro. Mas acessar a ferramenta de análise no YouTube Studio pode fornecer informações mais profundas sobre as pessoas que assistem ao seu conteúdo. Estes dados também são de fácil acesso. Veja como:

  • Acesse sua conta no YouTube. Vá para studio.youtube.com e use suas credenciais de login para acessar seu perfil.
  • Veja seu painel de controle. Uma vez logado em sua conta, você verá seu Painel de Controle de Canais, onde poderá carregar vídeos, verificar notícias da plataforma ou ver os últimos comentários sobre seus vídeos. A página também exibe um breve resumo das estatísticas de seu canal, incluindo visualizações, assinantes recentes, vídeos que sua audiência mais assistiu e o tempo médio de assistir.
  • Dê uma olhada mais profunda. Enquanto o painel lhe dá uma visão geral de seu desempenho recente, clicando em Analytics no painel do lado esquerdo, você poderá mergulhar mais profundamente em seus dados. Aqui, você encontrará a guia geral que exibe informações similares ao seu painel – mas você também terá uma representação visual do desempenho de sua conta durante um determinado período. Clique em “Veja mais” no gráfico de linhas para revelar dados adicionais aprofundados sobre os vídeos em seu canal, incluindo uma lista de seus vídeos mais recentes e o quão bem eles estão funcionando, bem como de onde seu tráfego está vindo (por exemplo, buscas no YouTube, listas de reprodução, etc.), faixa etária do espectador, sexo e região geográfica.

Pensamentos finais

A contagem de visualizações no YouTube pode fornecer uma indicação geral de quão popular é seu conteúdo, mas é a ferramenta Analytics que fornece os insights mais valiosos sobre as pessoas que consomem seu conteúdo. Saber quem são seus telespectadores, o que eles gostam, como chegam ao seu canal e como se envolvem com seu conteúdo dá uma imagem mais completa de seu público. Isto pode ajudá-lo a descobrir a melhor forma de estruturar seu canal para maximizar a audiência e o envolvimento e, por fim, garantir seu sucesso no Youtube.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*